ISBN: 978-85-7679-672-5
Titulo: Adeus à Humanidade
Autor: Marcia Rubim
Páginas: 388
Blog da autora: Clique AQUI
Page do Facebook: Clique AQUI
SINOPSE
Uma paixão acendendo após mais de um século de escuridão.Uma doença atual apagando a luz de uma vida.Somente sua mordida poderia curá-la.Apenas seu tipo sanguíneo seria capaz de matá-lo. Como um amor tão improvável sobreviveria? Do que você seria capaz de abdicar para salvar e vivenciar, mesmo que por pouco tempo, um amor jamais sentido antes? Da cura de milhares de humanos? Da própria vida? Stephanie tinha todos os motivos do mundo para não acreditar em seres míticos ou na felicidade, mas vai descobrir que estava totalmente enganada. Sua alma-gêmea existe! O problema é que a linha do tempo que a separa do amor eterno é muito tênue. E somente um milagre possa uni-los novamente.
Boa noite pessoal! ☺
Bem, estou de volta à ativa, depois de merecidas férias de fim de ano.
Não pensem vocês que eu não tive o que fazer, na verdade tinha e muita coisa. A boa noticia é que eu praticamente já terminei de escrever meu primeiro romance, o “AMORES CRUZADOS”.
Mas não é bem sobre a minha obra a quê eu vim falar. Voltei com resenha nova do livro “Adeus a humanidade” da querida Márcia Rubim, então começarei a dizer minhas impressões e conclusões sobre mais uma maravilhosa obra que leva o selo “Novos Talentos da Literatura Brasileira” da Editora Novo Século.
O selo de novos talentos faz jus a obra de Marcia Rubim que na minha opinião tinha tudo para ser mais um dos inumeráveis clichês sobre romances vampíricos que para dizer a verdade eu detesto. SÓ QUE NÃO. Como disse anteriormente na resenha de O Pássaro da Samanta Holtz e torno a repetir: EXISTEM DIVERSAS MANEIRAS DE CONTAR CLICHÊS, o que importa é como você o conta e a trama da Marcia foi bem contada e merece o devido reconhecimento. Por isso, eu digo, se você gosta de romances e de vampiros, “Adeus à Humanidade” é uma ótima indicação, e veja bem, está recebendo indicação de alguém que não gosta. Por que? Vou explicar sim, e sem spolier. ☺
Começarei então a explicar o porquê da estranha indicação e das minhas sensações durante a leitura.
INICIO DA LEITURA
O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem Stephanie. Eu pensei que fosse me sentir desconfortável em algumas partes por questão disso, mas foi um mero engano. A narrativa de Marcia é muito gostosa de ler e o primeiro terço do livro conta bem como é Stephanie e o tipo de personalidade que ela possui. Os personagens secundários da estória aparecem de forma sutil o que fez me sentir como personagem ouvinte da história. Pra explicar melhor, a narrativa acontecia assim, primeiro surgiam os personagens e depois eles eram apresentados e a cada momento eu ia descobrindo as personalidades e defeitos que cada um possuía, por isso que o começo me fez pensar que estava vivendo junto com Stephanie. [risos] Doido não? Por que acham que eu conseguir nadar contra a corrente e ler um livro de um tema que eu não gosto?
Nesse inicio acontecem algumas coisas misteriosas que sustentam basicamente toda a história.
MEIO DA LEITURA
A parte mais empolgante da leitura pra mim. A Stephanie ou a Marcia me deram lições de medicina e nessa questão eu dou aplausos a autora. Ela soube escrever e detalhar o novo ambiente de trabalho de Stephanie, as teorias cientificas e até alguns termos médicos que não tornaram a leitura chata, pelo contrário, muito mais interessante.
O galã, ou digamos par romântico da Stephanie aparece na estória, o problema é que ela não o suporta e ao mesmo tempo o ama. Como é? É isso mesmo! O que eu mais gostei na Stephanie é que mesmo com todas as qualidades descritas anteriormente que nos faz pensar quer ela seja anormal em relação a outras garotas, ela nos mostra que tem um lado B meigo e carente. E o mais divertido é que ela tem a forma maluca de toda mulher amar um homem: gostar e rejeitar no começo e depois... LOVE! (sem machismo por minha parte!).
Nessa parte da estória, outros personagens são apresentados, entre eles Ava, que nessa parte é considerada a “pedra no caminho” de Stephanie. Algumas criticas sociais são feitas bem de leve, como agressão a mulheres e incentivo a drogas.
FIM DA LEITURA
Na parte final acontecem as surpresas e os mistérios foram esclarecidos. O que mais me motivou no fim da leitura não foi nem a solução do mistério. Foi a ideia da trama. Marcia Rubim nos traz um argumento muito bom e cientifico para uma suposta doença capaz até de matar um vampiro e a cura de alguém pode ser o veneno de outro alguém. O quem vem escrito na contracapa do livro define bem o desfecho da estória. Que surpreendeu até a mim!
É isso ai! o/ Finalmente um livro de vampiro que não termina com “ ♪♫ a luta épica entre vampiros bons e maus, ou vampiros contra lobisomens! ♪♫”. O livro da Marcia não tem momentos de luta ou ação excessiva e ainda assim a estória é muito bem sustentada até o fim.
Agora que terminei de falar das minhas impressões da leitura, hora de falar um pouquinho das personagens. ☺
STEPHANIE: Vamos começar pela protagonista é obvio. No começo eu senti que iria me abusar das reclamações sobre o vazio de Stephanie, mas me enganei e sabe por quê? Marcia Rubim soube dosar bem o humor dela, o que transformou ela apenas em uma personagem definida pelo popular “Antes só do que mal acompanhada”, o que me divertiu muito!
ANNE: A melhor amiga de Stephanie. Amei essa personagem. Sabe aquele amigo ou amiga que o conhece melhor do que você e que parece compartilhar do seu cérebro e o coração? Essa é a Anne.
RICHARD: Bem, quando ele aparece imaginei uma grande barra de chocolate... De tão sem sal que ele era. Detesto egocentrismo e foi o que ele demostrou quando apareceu na estória. Mas no decorrer da trama ele fica mais suportável, as juras de amor dele são lindas e o lado B de criança teimosa dele me divertiu muito.
AVA: Não vou revelar quem essa personagem é por que seria spoiler, mas eu gostei bastante dela. Ela não tem muita participação na trama em si, mas eu gostei dela.
DR. LUCIANO: Em todo romance tem que ter um amigo que quer ter mais do que amizade e esse é tipo de personagem que é o Dr. Luciano. Embora na estória Stephanie diga que ele era muito brincalhão, eu senti falta de todo o humor descrito sobre ele.
Bem, eu não vou falar dos outros personagens por que eles são mais secundários, e não que não sejam significativos na estória é que o pouco que eu tenho para falar deles acabaria “spoliando”.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como disse no começo do post, Marcia Rubim se faz merecedora de ser considerada um novo talento da literatura brasileira. Não apenas pela trama bem criada e explicada, mas pela estruturação de seus personagens, que para mim foi o que me manteve interessado na leitura, a narrativa e a semântica é muito boa também.
O que me surpreendeu nessa obra é que mesmo odiando o tema eu consegui lê-la. O que prova a competência de Marcia Rubim, eu poderia ter parado de ler e ter começado a ler os outros vários livros que ainda não li da minha estante (e não são poucos!), mas não consegui, quis ir até o fim e descobrir o que diabos iria acontecer.
Por ter vampiro na história eu imaginei que devesse ter milhares de assassinatos, lutas, disputa de poder e etc, que sempre tem em livros do segmento e novamente me surpreendi. Em Adeus à humanidade não tem, ou seja, sem repetições, sem coisas que todo mundo já cansou de ler e Marcia Rubim sustentou tudo com as teorias cientificas e explicações sobre uma doença.
No livro eu não consegui encontrar erros de digitação, então parabéns a Fernanda Guerriero que foi quem revisou a obra.
A capa do livro é linda e eu imagino as vezes que seja mesmo o Richard e a Stephanie na imagem. O material da capa e do miolo são muito resistentes e as paginas em papel polen soft deixaram a leitura prazerosa.
Por fim termino a resenha reafirmando minha indicação da obra.
Quando eu leio um livro eu jamais consigo vê-lo apenas como páginas, letras e palavras. Eu vejo a alma do autor, vejo a história em que ele acredita e tento acreditar nela, obrigado Marcia Rubim por me fazer acreditar na sua história e ver que estereótipos podem ser quebrados a todo momento. Adeus à Humanidade pra mim é mais interessante que The Vampire Diaries e ponto final. #precisava falar.
Bem pessoal, é isso. Quem gostou curte, compartilha, comenta, divulga. Mas já é um prazer que tenham lido.
Obrigado pela atenção de vocês.
A próxima resenha será de MEU CONSELHEIRO DE LUZ da Mila Wander.
Abraços,
Vish Maria!! Li a resenha todinha pra no fim levar um susto! kkkkkkkkkkk É sério que a próxima resenha será essa? É isso mesmo, produção? HAUAHAUSHAhaush
ResponderExcluirSeguinte: Gostei muito da sua resenha, Michael, pois além de você explicar bem o seu ponto de vista sobre os aspectos da história, foi bastante sincero. Também adorei "Adeus à humanidade", e o achei bem diferente, longe dos clichês vampirescos que existem por aí afora.
Não tenho aversão a este tipo de história, mas também não gosto quando tem lutas de poder e blablabla. Até porque gosto mais das partes românticas e esta obra nos oferece um prato cheio em relação à isso. Sem dúvida a Marcia está de parabéns!
E você também, pela belíssima resenha!
Um abraço!!
Obrigado Mila... E sim! Estou terminando de ler Meu Conselheiro de Luz, faltam apenas 30 páginas.
ResponderExcluirParabéns a Márcia sim, eu gostei muito de Adeus à Humanidade. \o/
Minha nossa, Michael!
ResponderExcluirSem dúvida alguma, esta é uma das melhores resenhas que Adeus à Humanidade teve o prazer de receber! Estou muito feliz, principalmente por saber que o está indicando, apesar de não ser o seu gênero literário preferido!
Muito obrigada pelas menções carinhosas e por engrandecer o mundo literário com belíssimas impressões.
Um abraço,
Marcia Rubim
Eu é quem agradeço Marcia, sua obra é fantastica sem dúvida. Fico feliz que tenha gostado da resenha querida, é a minha opinião sobre o que li.
ExcluirAbraços,
Michael Josh
Michael, que perfeita a sua resenha. Gostei muito que vc dividiu entre começo, meio e fim...ficou muito bom assim e facilitou o entendimento. Amei! Parabéns!
ResponderExcluirBeijinhos de fim de semana.
http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/
Gostei da sua resenha! Sou louco para ler este livro da Rubim! Parece muito bom!!!!!
ResponderExcluirObrigado por comentar no meu blog.
Abraços
Gabriel - Corações de Neve
Oi Michael!
ResponderExcluirEssa é a segunda resenha que leio desse livro. E agora, só sei que preciso ler esse livro logo! rs
Amei sua resenha! Muito bem escrita e detalhada!
Já estou seguindo seu blog. Aproveite para conhecer e seguir o Sook também.
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/